Secções
Entrar
Ao minuto

Autocarro com crianças preso na neve e Governo isenta zonas afetadas de portagens: tudo sobre o mau tempo

SÁBADO 03 de fevereiro de 2026 às 10:27

Vem aí a depressão Leonardo que traz chuva, vento e neve até ao fim de semana.

Momentos Chave
1 de 2
Chuva intensa causou inundações
Foto: Lusa
Depois da depressão Kristin, vem aí o Leonardo
Foto: Lusa
Ao MinutoAtualizado Há 48 segundos
Há 3 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 13:27
Lusa

"Estamos concentrados em resolver problemas, não em responder a críticas", diz Montenegro

primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que o Governo está concentrado em "resolver problemas e não em responder a críticas", admitindo que é difícil resolver "os problemas todos e ao mesmo tempo". 

Luís Montenegro visitou hoje um reservatório de águas e uma empresa de plásticos em Pombal, acompanhado do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e do presidente da Estrutura de Missão para Reconstrução da Região Centro do País, Paulo Fernandes, criada para responder aos efeitos da tempestade Kristin que causou pelo menos dez morte, diretas e indiretas.

Leia o artigo na íntegra
1 de 4
Montenegro encontra-se com bombeiros e fala sobre resolução de problemas
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Montenegro aborda desafios com equipa da Proteção Civil em cenário de adversidade
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Luís Montenegro fala à imprensa sobre resolução de problemas
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Montenegro aborda desafios e prioridades governamentais perante a comunicação social
Foto: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA
Há 18 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 13:12
Lusa

Pedrógão Grande pede mais militares para ajudar a reparar telhados e casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande pediu hoje mais militares para ajudar na recuperação de telhados destruídos pela depressão Kristin, admitindo que faria sentido uma "mobilização de meios" da construção civil de outras zonas do país. 

"Isso aí fazia todo o sentido [uma espécie de requisição civil ou uma mobilização de meios de outras zonas do país]. Não sei quem é que poderá fazer, não sei se o Governo poderá fazer. Mas, julgo que, neste momento, talvez não se justifique. O que se justificaria, eventualmente, era termos mais militares no terreno e assim poder dar-nos uma boa ajuda", disse João Marques, em resposta à Lusa.

O autarca explicou que há ainda naquele concelho do distrito de Leiria "muitas casas destelhadas" e "muitos problemas nas habitações", a par de "uma enorme falta de mão-de-obra". Leia o artigo na íntegra
Destelhamento de habitações em Pedrógão Grande após mau tempo exige apoio militar PAULO NOVAIS/LUSA_EPA
Há 26 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 13:04
Lusa

Autarcas alertam para maior risco de incêndios no verão com destruição de caminhos rurais

Os autarcas de Tomar e Ferreira do Zêzere alertaram hoje para o aumento do risco de incêndios no centro do país, com milhares de árvores derrubadas por recolher e obstrução dos caminhos rurais, que são acesso dos bombeiros.
A zona centro do país é particularmente atingida por incêndios rurais no verão e a depressão Kristin, na semana passada, criou problemas adicionais, que se irão sentir nos meses mais quentes, avisam.
"Isto vai criar um pasto para incêndios", admitiu o presidente da Câmara de Tomar, Tiago Carrão, apontando os problemas de acessos a zonas isoladas, mas também a limpeza dos caminhos junto às casas.
Há 35 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 12:55
Lusa

Governo está "a trabalhar" para resolver tudo, diz ministro das Infraestruturas

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, assegurou hoje que o Governo está a trabalhar e não parará enquanto não resolver todos os problemas resultantes da passagem da depressão Kristin por Portugal continental na semana passada.

"Não paramos e não paramos enquanto não resolvermos tudo o que temos que resolver", afirmou o ministro, que esteve esta manhã em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, para ver os estragos provocados pela subida do rio Sado, que galgou as margens no final da semana passada, inundando a baixa da cidade.

Escusando-se a responder a perguntas dos jornalistas, justificando que já falou na segunda-feira e voltará a falar hoje à noite, Miguel Pinto Luz disse apenas que o executivo está a trabalhar.

"Estamos a trabalhar", salientou, deixando uma "mensagem de esperança total, uma mensagem de esperança na enorme solidariedade dos portugueses"
Há 54 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 12:35
Lusa

Energia elétrica restabelecida em cerca de 50% do concelho da Marinha Grande

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido em cerca de 50% do concelho da Marinha Grande, enquanto as comunicações apenas foram repostas no centro da cidade, informou hoje a Câmara Municipal.

Num ponto de situação enviado aos jornalistas, o Município da Marinha Grande indicou que a E-Redes restabeleceu o fornecimento de energia elétrica em cerca de metade do território. "Os trabalhos de recuperação são complexos e exigentes, face à dimensão dos estragos: postes caídos, linhas danificadas e, na região, cerca de 5 mil quilómetros de cabos no chão, o que impossibilita uma reposição simultânea e imediata em todas as zonas. As equipas encontram-se a trabalhar de forma ininterrupta para repor o serviço em segurança", referiu.

De acordo com esta autarquia do litoral do distrito de Leiria, todas as infraestruturas da rede de abastecimento de água encontram-se em funcionamento, recorrendo a geradores ou à rede pública de eletricidade.
Há 56 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 12:33
Lusa

Mais de 70% do concelho de Oleiros sem comunicações ou com instabilidade

O presidente da Câmara de Oleiros disse hoje que mais de 70% do território está sem comunicações móveis ou com instabilidade, numa altura em que "diminui significativamente" o número de pessoas sem energia elétrica.

"Possivelmente, ainda temos mais de 70% do território do concelho com falta de comunicações móveis ou muito instáveis", assinalou à agência Lusa Miguel Marques.

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, disse que, no que toca à internet, "em algumas freguesias do concelho a fibra regressa aos poucos, mas ainda também com uma larga percentagem do território sem fibra".

Na segunda-feira, o presidente disse à agência Lusa que mais de mil pessoas estavam sem ligação energética, nem acesso a geradores. Hoje, adiantou que o número "diminuiu significativamente para entre 200 a 300 pessoas".
Há 59 minutos 03 de fevereiro de 2026 às 12:31
Lusa

Mau tempo: Governo vai isentar zonas afetadas de portagens durante uma semana

Oprimeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o Governo vai isentar de portagens durante uma semana as zonas afetadas pela depressão Kristin, no perímetro que abrangerá trechos da A8, A17, A14 e A19.

A isenção começará à meia-noite e vai estender-se por uma semana, anunciou Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal.

Leia o artigo na íntegra
Há 1 hora 03 de fevereiro de 2026 às 11:33
Lusa

Proença-a-Nova contabiliza já 20 milhões de euros de prejuízos

O presidente da Câmara de Proença-a-Nova admitiu hoje prejuízos de 20 milhões de euros e disse à agência Lusa que a prioridade é repor a energia, enquanto o município distribui alimentos para pessoas e animais. "A prioridade é a energia e, neste momento, temos 15 postos de transformação (PT) que não estão com energia. Ontem [segunda-feira], eram 41 e, durante o dia de hoje, andaremos a colocar geradores para alimentar parte destes 15 PT", afirmou João Lobo. "A lamentar, igualmente, a morte de animais no setor agropecuário, que também foi muito afetado. Também os armazéns de alimentos, cuja cobertura voou, e, por isso, ontem [segunda-feira], chegou um camião de palha e hoje está outro a caminho, numa aquisição da autarquia", indicou o presidente.
Há 2 horas 03 de fevereiro de 2026 às 11:28
Lusa

Mosteiro da Batalha perde seis ciprestes nos claustros

Seis ciprestes que existiam no interior do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, no distrito de Leiria, caíram na sequência da passagem da depressão Kristin, informou esta terça-feira a diretora do monumento. A força do vento provocou também "o desprendimento das extremidades de alguns pináculos em diversos pontos do monumento". Os claustros foram as zonas mais afetadas no Mosteiro da Batalha e será aí, de acordo com Clara Moura Soares, que se vão evidenciar mais diferenças na futura visitação. "Os visitantes vão notar, essencialmente, a ausência das árvores, que eram de grande porte e preenchiam os dois jardins", salientou.
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 10:27

Baixa de Alcácer do Sal outra vez inundada com subida do Rio Sado

A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada esta terça-feira de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil. "O rio subiu esta madrugada como prevíamos e, tal como foi alertado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não está a descer, continua com um nível muito elevado", revelou à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio. Por isso, durante a madrugada, "alagou um pouco a marginal do lado da câmara municipal, mas já baixou, e inundou a Avenida dos Aviadores até ao mercado municipal, subindo cerca de um metro, sem baixar", precisou a mesma fonte.
Rio Sado voltou a galgar as margens e inundou a Av dos Aviadores. Alcácer do Sal Rui Minderico
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 10:24
Lusa

EN222 cortada ao trânsito entre Vila Nova de Foz Côa e Almendra

A Estrada Nacional (EN222) foi esta terça-feira cortada ao trânsito, no troço entre Vila Nova de Foz Côa e Almendra, no distrito da Guarda, devido a derrocadas de pedra e terra, disse hoje à Lusa o presidente da câmara. Segundo o autarca de Foz Côa, Pedro Duarte, este corte foi feito por motivos de segurança rodoviária, visto que há várias derrocadas de pedras e terra no troço entre a sede de concelho e a freguesia de Almendra. "Prevemos que os trabalhos de limpeza da via sejam céleres, mas não há garantias de não haja mais derrocadas, devido à chuva que se faz sentir e a previsão de condições meteorológicas adversas para os próximos dias", disse Segundo o autarca, o corte da EN222 foi efetuado ao início da manhã de hoje e, para já, não há alternativas rodoviárias.
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 10:22
Lusa

Queda de neve condiciona transporte escolar em Vila Pouca de Aguiar

O município de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, informou esta terça-feira que, devido à queda de neve, não foi possível o transporte de alunos de algumas aldeias do Alvão, estando o transporte escolar suspenso também em Jales. "Esta terça-feira, 3 de fevereiro, não se realiza o transporte escolar por motivo de prevenção e segurança dos alunos. Tendo em vista a melhoria do tempo, as escolas continuam a funcionar com monitorização da situação de alerta ao longo do dia", lê-se numa publicação do município nas redes sociais.
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 10:03
Lusa

Leiria lança operação "Telhado Solidário"

A Câmara de Leiria lançou esta terça-feira a operação "Telhado Solidário", iniciativa especialmente direcionada a técnicos qualificados e empresas com o objetivo de reparar telhados, com a garantia de alojamento aos participantes que não sejam do concelho. "Depois da campanha de distribuição de lonas plásticas para proteção imediata dos telhados e da campanha de recolha de telhas, o Município lança agora a Operação 'Telhado Solidário', uma iniciativa que visa contratar empresas e mobilizar entidades e autarquias com capacidade para disponibilizar equipas técnicas qualificadas para a reparação de telhados afetados". Numa nota de imprensa, a Câmara assegurou que o objetivo "é assegurar a colocação de telhas ou de soluções provisórias de proteção, como lonas, em habitações de pessoas que, pela idade, condição física ou ausência de meios técnicos, não têm capacidade para realizar trabalhos desta natureza, que implicam risco e exigem especialização".
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 10:00
Lusa

Cerca de 118 mil clientes da E-Redes sem energia pelas 08:00

Cerca de 118 mil clientes da E-Redes continuavam às 08:00 desta terça-feira em Portugal continental, na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin na rede elétrica, na quarta-feira, informou a empresa.  Segundo informação enviada à agência Lusa, sete dias depois da tempestade, 118 mil clientes continuavam hoje sem fornecimento de energia, sendo que nas zonas mais críticas as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 115 mil clientes. O distrito de Leiria é o mais afetado com 85 mil clientes sem energia, seguido de Santarém com 20 mil clientes, Castelo Branco com oito mil e Coimbra com dois mil.
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:49

Baixa de Alcácer do Sal outra vez inundada com subida do Rio Sado

A Avenida dos Aviadores em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, voltou a ficar inundada esta terça-feira de madrugada, devido à subida do Rio Sado, que continua com um "nível muito elevado", disse a Proteção Civil. "O rio subiu esta madrugada como prevíamos e, tal como foi alertado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), não está a descer, continua com um nível muito elevado", revelou à agência Lusa o comandante sub-regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio. Por isso, durante a madrugada, "alagou um pouco a marginal do lado da câmara municipal, mas já baixou, e inundou a Avenida dos Aviadores até ao mercado municipal, subindo cerca de um metro, sem baixar", precisou a mesma fonte.
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:47

Miranda Sarmento garante que programa de apoio a vítimas de mau tempo é “fortíssimo”

Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:46
Lusa

Caudal do rio Douro subiu no Porto e capitania pede atenção à população

O caudal do rio Douro , na zona da Alfândega, Porto, mas sem impacto para estabelecimentos e moradores, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, reforçando o apelo à população para que se mantenha vigilante. Num ponto de situação cerca das 08:30, Pedro Cervaens disse que, "comparativamente com as noites anteriores, o rio invadiu algumas zonas", mas não provocou inundações nem estragos. "O mais alto foi na Alfândega. Em Miragaia não chegou à cota de referência", disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, à agência Lusa.
Caudal do Douro subiu durante a noite CMTV
Há 3 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:36

Autocarro com crianças e idosos preso na neve em Castro Daire

Esta terça-feira, um autocarro que transportava entre 25 e 30 crianças e idosos ficou preso na neve, numa estrada secundária próxima da EN321,  na Serra de Montemuro em Castro Daire. Os passageiros estão em segurança e a ser retirados da viatura pelos bombeiros. Leia mais .
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:23
Lusa

Proteção civil registou 38 ocorrências entre as 00:00 e as 08:30

Em declarações à agência Lusa, Miguel Oliveira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que a "noite foi calma, comparativamente aos dias anteriores, não tendo sido reportadas situações significativas". A maioria das 38 ocorrências esteve relacionada com limpezas de via na Grande Lisboa e Região de Coimbra. Quanto à situação do nível das águas, Miguel Oliveira disse que não há alterações significativas, mantendo-se as autoridades a monitorizar a situação, continuando vigilantes para um possível agravamento.
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 09:04

Miranda Sarmento: "Empresas afetadas pelas tempestades têm muita dificuldade em cumprir"

Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:56
Lusa

Linha do Norte reaberta para comboios de longo curso entre Braga e Lisboa

A circulação ferroviária na Linha do Norte para o serviço de longo curso entre Braga e Lisboa, e a Linha do Minho foi retomada esta terça-feira, prevendo-se a realização de todos os comboios, informou a CP pelas 06:00. De acordo com a empresa será ainda reposto hoje o serviço Intercidades, na Linha da Beira Alta, em todo o trajeto. Numa nota divulgada na rede social Facebook, a CP indica que, na sequência do temporal de quarta-feira, a circulação ferroviária continua suspensa na Linha do Douro, entre a Régua e Pocinho, a Linha do Oeste e os Urbanos de Coimbra.
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:54
Lusa

Bombeiros de Leiria já angariaram mais de 52.600 euros para reconstruir o quartel

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria ficou completamente destelhado à passagem da depressão Kristin, tendo uma ação de 'crowdfunding' angariado quase 52.600 euros dos 60 mil necessários para obras, em quatro dias. Com danos profundos na estrutura, os prejuízos são avultados, na ordem dos "milhares de euros", constatou o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, José Almeida Lopes. Há quatro dias, foi lançado um 'crowdfunding' com o objetivo de angariar 60 mil euros. Esta terça-feira, pelas 07:45, já tinham sido arrecadados 52.673 euros, que servirão para reconstruir o quartel, executar obras imediatas para repor a capacidade operacional e substituir equipamentos essenciais perdidos ou danificados.
Quartel dos bombeiros de Leiria ficou sem o telhado Lusa
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:50
Lusa

Sequências de tempestades são raras e a culpa é do anticiclone dos Açores

O especialista em clima Pedro Matos Soares diz serem raras sequências de tempestades como as da semana passada e explica-as com o anticiclone dos Açores, mas recusa ligá-las às alterações climáticas. Em entrevista à Lusa, o físico da Atmosfera e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa admite que um conjunto de depressões como as da semana passada "não é uma coisa muito frequente", mas relativiza, afirmando: "Sempre tivemos e sempre teremos estes processos, chamados comboios de depressões". Leia a notícia complica .
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:48

Inundação causa dois desalojados em Penafiel

Uma inundação, provocada pela chuva forte, no rés-do-chão de um edifício de apartamentos em Penafiel, no distrito do Porto, disse esta terça-feira o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa. A ocorrência, provocada por chuva forte, foi registada às 23:05 de segunda-feira na freguesia de Termas de São Vicente. À Lusa, cerca das 06:00, fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa indicou que duas pessoas ficaram desalojadas, sendo acolhidas em casa de familiares. "Os bombeiros estão agora a efetuar limpezas e a proceder à bombagem da água", acrescentou.
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:46
Lusa

O que esperar da depressão Leonardo

Portugal continental irá começar a sentir os efeitos da depressão Leonardo "inicialmente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal a ela associado, a partir do final da tarde" de hoje, "com precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 quilómetros/hora no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 quilómetros/hora nas terras altas", segundo o IPMA. Leia mais .
Depressão Ingrid traz frio e neve: Veja as imagens do norte do País pintado de branco DR
Há 4 horas 03 de fevereiro de 2026 às 08:44
Isabel Dantas

Mau tempo continua até ao fim de semana

Ainda mal refeito da depressão Kristin o país vai agora receber a depressão Leonardo a partir da tarde de hoje, que promete trazer muita vento, chuva, agitação marítima e queda de neve até ao fim de semana. Nas regiões de Coimbra e Leiria, muito afetadas pela última intempérie, procede-se ainda às limpezas e reparações, sobretudo dos telhados das habitações. Dez pessoas morreram na sequência do mau tempo.  
Mau tempo causa estragos: edifícios danificados e vias cortadas CARLOS BARROSO/LUSA
0++;
Artigos recomendados
As mais lidas