Secções
Entrar

DGS alerta que números de casos de covid-19 que circulam nas redes sociais são "falsos"

Jornal de Negócios 21 de janeiro de 2021 às 13:24

A atualização dos dados da pandemia relativos a quarta-feira só serão conhecidos no boletim oficial que será divulgado ao início da tarde, alertou a DGS.

A Direção-Geral de Saúde viu-se hoje obrigada a desmentir os números que estão a circular nas redes sociais relativos à pandemia, reforçando que só ao início da tarde irá publicar o habitual relatório com os dados oficiais. 

graça freitas dgs

"Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de COVID-19 em Portugal são falsos", refere a DGS no Twitter, adiantando que " informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação". 

Os números que estão a circular nas redes sociais relativamente aos casos de COVID-19 em Portugal são falsos. A informação oficial é a que consta no boletim da DGS, que será divulgado ao início da tarde, como habitualmente, após um processo aprofundado de verificação.

 

Ontem, antes de a DGS publicar o relatório com o recorde de casos e óbitos, já circulavam nas redes sociais e alguns meios de comunicação social os números de infeções e óbitos. Os casos acabaram por se confirmar, mas os óbitos ficaram aquém dos quase 300 que foram avançados. 

Já depois de a DGS revelar que o número de óbitos em 24 horas era de 219, o Presidente da República mencionou aos jornalistas que tinham sido 290 óbitos. 

"Eu penso até que são mais mortes do que 219, são 290, é mais grave", disse Marcelo Rebelo de Sousa. Mas, logo a seguir, questionado sobre se tinha informação diferente da transmitida pela DGS, o Chefe de Estado recua: "Ah! São 219, então é 219, foi um lapso."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela