Covid-19. Testes rápidos de antigénio à venda sem receita médica
Farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica vão poder vender testes rápidos. Alternativa colhe amostras da área nasal anterior interna - menos invasiva que a colheita por zaragatoa na oro e nasofaringe.
Os testes rápidos de antigénio à covid-19 vão começar a estar à venda em farmácias e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médicaautorizados, além de unidades de saúde.
A medida vai permitir aos portugueses fazerem a autotestagem à covid-19 como parte da estratégia para a deteção precoce de casos de infeção como meio de controlo das cadeias de transmissão, designadamente no contexto da reabertura gradual e sustentada de determinados setores de atividade, estabelecimentos e serviços.
A medida, publicada em Diário da República esta sexta-feira, é considerada uma "solução capaz de contribuir para um alargamento do rastreio", com os testes a serem realizados em amostras da área nasal anterior interna - menos invasiva que a colheita na oro e nasofaringe.
Os referidos testes estão atualmente colocados no mercado em Portugal para utilização por profissionais, após observância dos correspondentes procedimentos de avaliação de conformidade.
Edições do Dia
Boas leituras!