Secções
Entrar

Covid-19: Material médico e de proteção que vem da China chega na sexta-feira

26 de março de 2020 às 14:36

Um avião da Hi Fly partiu de Lisboa para a Xangai, regressando na sexta-feira com 35 toneladas de equipamento médico e de proteção individual para Portugal.

Um avião da Hi Fly partiu hoje de Lisboa para a Xangai, na China, regressando na sexta-feira com 35 toneladas de equipamento médico e de proteção individual para Portugal para o combate à covid-19, segundo a companhia aérea.

Inicialmente o Airbus A340 tinha previsto fazer esta viagem na última sexta-feira, mas, segundo fonte da companhia, questões relacionadas com autorizações das autoridades chinesas e logísticas, dado que o material teria de estar todo no mesmo local para ser carregado para o avião, atrasaram a viagem.

Entre o material que vai chegar a Portugal no final da semana estão máscaras, óculos e fatos de proteção, luvas, testes de diagnóstico e ventiladores.

O voo foi fretado pela Mirpuri Foundation, Fundação Filantrópica ligada à família proprietária da Hi Fly, conta ainda com o apoio de diversas entidades publicas e privadas.

A Fundação fez ainda um donativo adicional de 100.000 euros para viabilizar esta operação, refere o comunicado.

Portugal regista hoje 60 mortes associadas à covid-19, mais 17 do que na quarta-feira, e 3.544 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A barreira dos 3.500 casos foi ultrapassada no dia em que entrou em vigor a fase de mitigação da pandemia da covid-19, a mais grave fase de resposta à doença provocada pelo coronavírus e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima