Secções
Entrar

Covid-19: Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar "a maior atenção"

17 de junho de 2020 às 14:25

A maioria dos doentes tem sintomas ligeiros, que permitem cuidados em casa. Lacerda Sales ressalvou que é natural que se verifique "um ligeiro aumento" dos internamentos.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região do país que "concentra maior atenção" das autoridades de saúde, disse hoje o secretário de Estado António Lacerda Sales, ao fazer um balanço da pandemia de covid-19 em Portugal.

"Atualmente, a região de Lisboa e Vale do Tejo representa cerca de 40% do total de testes feitos por dia em Portugal", afirmou o secretário de Estado da Saúde, referindo que a maior parte dos novos casos se verifica nesta zona.

A maioria dos doentes, acrescentou, tem sintomas ligeiros, que permitem cuidados em casa, mas é natural que se verifique "um ligeiro aumento" dos internamentos.

"De 01 a 16 de junho, registou-se um acumulado de 4.153 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo, o que, apesar de tudo, se traduziu numa redução dos doentes em enfermaria de 6% e num aumento de doentes em cuidados intensivos de 7%", especificou.

Os números encontram-se "dentro do expectável" e não representam "uma sobrecarga dos serviços de saúde", segundo o governante.

No país, registam-se neste momento 12.569 casos ativos de covid-19, indicou.

Desde março até ontem (terça-feira), foram confirmados 37.672 casos de covid-19 em Portugal.

"Desde o dia 09 de março, foram transferidos mais de 5.300 doentes dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde para as unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados e foram encontradas cerca de 550 respostas sociais, permitindo libertar camas hospitalares", frisou o secretário de Estado.

António Lacerda Sales defendeu que o SNS está "a fazer o seu trabalho", no sentido de garantir respostas covid e não covid adequadas às diferentes fases da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 443.000 mortos e infetou mais de 8,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.523 pessoas das 37.672 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela