Secções
Entrar

Covid-19: Lar de Albergaria regista segunda morte

28 de março de 2020 às 08:35

A primeira vítima mortal do lar Geriabranca foi uma mulher de 89 anos que morreu na segunda-feira, quando estava internada no Hospital de Aveiro.

A Câmara de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, confirmou, este sábado de madrugada, a segunda morte associada ao vírus dacovid-19no lar Geriabranca, onde há mais idosos e funcionários infetados com onovo coronavírus.

"Há, infelizmente, outra morte a lamentar de um utente com mais de 90 anos e com outras patologias associadas", disse o presidente da câmara, António Loureiro, numa nota publicada esta noite na página da autarquia no Facebook.

A primeira vítima mortal do lar Geriabranca foi uma mulher de 89 anos que morreu na segunda-feira, quando estava internada no Hospital de Aveiro.

Nas últimas 24 horas, o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no concelho mais do que duplicou, passando de 22 para 49.

Segundo o presidente da câmara, este aumento significativo é o resultado dos últimos testes realizados na quinta-feira aos utentes e colaboradores da casa geriátrica da Branca.

Em declarações à Lusa, António Loureiro referiu que, neste momento, há 32 infetados entre utentes e colaboradores do lar residencial.

O autarca criticou o poder central, considerando que "não tem estado capaz de responder às necessidades" e antevê que o número de mortos no lar possa aumentar nos próximos dias.

"Quatro utentes foram parar ao hospital e dois já faleceram. E vamos continuar a assistir a isto. Vamos adiando os dias para intervir e as pessoas vão morrendo", disse António Loureiro, lembrando que desde o início desta situação pediu a evacuação do edifício.

O presidente da Câmara de Albergaria referiu ainda que o proprietário do lar irá realizar no sábado uma desinfeção ao interior do edifico para poder criar uma ala "completamente limpa" para os utentes que não estão infetados.

Na quinta-feira, a diretora técnica do lar, Lurdes Reis, disse à Lusa que além da idosa que morreu, havia mais cinco idosos infetados, dois dos quais estavam internados no hospital e outros três que se encontravam na instituição.

Lurdes Reis contou ainda que 13 funcionários que se encontravam no exterior, quando a situação foi detetada, também estavam infetados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 26.500.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela