Secções
Entrar

Covid-19. Hospital de Évora suspende internamento de grávidas após profissional infetado

07 de outubro de 2020 às 17:08

Serviço de Urgência continuará a garantir o atendimento a todas as utentes, mantendo uma equipa de dois obstetras e uma enfermeira parteira.

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) suspendeu preventivamente novos internamentos na Ginecologia e Obstetrícia, desde hoje e até segunda-feira, por um profissional de Saúde deste serviço estar infetado com covid-19, revelou a instituição.

O conselho de administração do HESE revelou hoje, em comunicado, que vai "proceder à descontaminação profunda dos espaços físicos envolvidos e suspender preventivamente novos internamentos no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia", até segunda-feira.

No entanto, o Serviço de Urgência "continuará a garantir o atendimento a todas as utentes, mantendo uma equipa de dois obstetras e uma enfermeira parteira para todas as que necessitem de cuidados de obstetrícia e ginecologia urgentes/emergentes".

Quanto às restantes utentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, "devem contactar o 112 para serem encaminhadas de acordo com a sua situação clínica", alertou.

"Estas medidas destinam-se a garantir a segurança de todos e manter a qualidade do serviço. As utentes internadas no serviço, neste momento, continuarão a receber os cuidados adequados", assegurou o conselho de administração.

No comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital do Espírito Santo de Évora justificou a suspensão preventiva dos novos internamentos naquele serviço e a descontaminação dos espaços com a identificação de um profissional de Ginecologia e Obstetrícia positivo para a covid-19.

Contactada pela Lusa, fonte da unidade hospitalar adiantou que "o caso positivo de covid-19 foi confirmado hoje de manhã" e que o profissional de Saúde, sobre o qual se escusou a dar pormenores, "está a cumprir o período de quarentena em casa".

Com a deteção deste caso, foi "determinada a realização de despiste a todos os contactos de risco, conforme o que está preconizado no plano de contingência do Serviço de Saúde Ocupacional" do hospital, acrescentou o HESE.

"Encontram-se 15 contactos de risco em confinamento profilático nas suas casas", indicou à Lusa a mesma fonte hospitalar.

A operação de "descontaminação profunda" dos espaços físicos do hospital vai ser "iniciada ainda hoje", sendo efetuada "por uma empresa especializada", acrescentou a fonte.

O HESE indicou, no comunicado, que todos os outros seus serviços "estão a funcionar com normalidade, devendo os utentes dirigir-se ao hospital com toda a confiança, respeitando e cumprindo as orientações da Direção-Geral da Saúde".

O distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso obrigatório de máscara cirúrgica são regras a seguir nas instalações.

Portugal contabiliza pelo menos 2.040 mortos associados à covid-19 em 81.256 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela