Secções
Entrar

Costa discursa debaixo de vaia, apitos e protestos a favor do ensino privado

21 de maio de 2016 às 16:17

Em Santo Tirso, primeiro-ministro foi alvo de um protesto contra a redução de apoios ao ensino privado. Representantes de colégios falam em "machadada" no sector

António Costa foi hoje surpreendido em Santo Tirso por um protesto contra a redução de apoios aos estabelecimentos de ensino privado. O primeiro-ministro preparava-se para visitar o Museu Municipal do Abade quando foi confrontado com os manifestantes. E nem na hora de discursar o ambiente melhorou.

António Costa chegou com 25 minutos de atraso, mas a recepção não foi a melhor. Numa cerimónia que devia assinalar a requalifacação da infraestrutura, a notícia acabou mesmo por ser as novas regras para o financiamento ao ensino privado. Segundo a agência Lusa, centena de manifestantes aguardavam a chegada do primeiro-ministro que, à saída do carro, preferiu seguir directo para o interior do museu sem falar com que o esperava.

No entanto, três dos promotores do protesto entraram no museu para entregar a Costa um estudo sobre as consequências do novo sistema de apoio ao ensino particular. "Não se trata apenas de não abrir novas turmas. Estamos a falar de matar à machadada os colégios com contrato de associação", disse à Lusa Filipa Amorim, uma das representantes que deverá reunir com o primeiro-ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela