Secções
Entrar

Coronavírus. Viseu vai instalar centro de rastreio

21 de março de 2020 às 19:41

A colheita de amostras será feita em modelo 'drive thru', ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar a análise.

A Câmara Municipal de Viseu vai instalar durante a próxima semana um centro de rastreio para despistagem da covid-19, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro e a Unilabs, anunciou hoje a autarquia.

O centro de rastreio será instalado no Pavilhão Multiusos, na cidade de Viseu, e a colheita de amostras (através da introdução de zaragatoa no nariz) será feita "em modelo 'drive thru', ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar a análise", afirmou a Câmara Municipal de Viseu, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo o município, o equipamento a ser instalado poderá realizar cerca de 150 testes por dia, sendo que a capacidade de resposta pode vir a aumentar "caso seja registado um aumento exponencial do número de cidadãos suspeitos de estarem infetados".

O centro de rastreio vai funcionar apenas por marcação prévia "para cidadãos suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde", referiu.

Em caso de disponibilidade da capacidade instalada "face à referenciação de casos emanada" da Administração Regional de Saúde do Centro, este espaço "poderá receber pacientes referenciados por outras unidades públicas e privadas de saúde ou do setor social da região, esclareceu.

De acordo com a autarquia, os cidadãos que se deslocarem ao ponto de recolha não estarão em contacto com outros cidadãos nem com profissionais de saúde, reduzindo o risco de contágio.

"Não nos substituímos às autoridades de saúde. Este centro que estamos a instalar visa complementar o serviço prestado pelo Hospital de São Teotónio. Estamos a reforçar a capacidade de resposta em Viseu e, em simultâneo, a proporcionar condições de conforto e segurança aos cidadãos com sintomas que podem indiciar a infeção pelo novo coronavírus", afirmou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, citado na nota de imprensa.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela