Secções
Entrar

Comissão dos Enfermeiros abandona negociações com o Governo por falta de propostas

18 de dezembro de 2018 às 12:20

Ministério da Saúde não avançou ideias sobre progressões e o pagamento do suplemento aos especialistas.

A Comissão Negociadora Sindical dosEnfermeiros(CNESE) não vai comparecer na reunião de hoje com a tutelapor falta de propostas sobre progressões e o pagamento do suplemento aos especialistas, imprescindíveis para a continuidade das negociações.

"O Governo não decide sobre progressões e atribuição do suplemento a todos os especialistas e inviabiliza a comparência da CNESE na reunião negocial de hoje", afirma em comunicado a comissão composta pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e pelo Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM).

Na reunião negocial, de 5 de Dezembro, a Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros afirmou "ser imprescindível para a continuidade do processo negocial" que o Governo emitisse orientações sobre a "justa contagem dos pontos a todos os enfermeiros para efeitos do descongelamento das progressões" e ao pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas.

"Esta condição imprescindível ao desenvolvimento do processo negocial foi reafirmada a 11 de Dezembro, em carta remetida ao Ministério da Saúde", sublinham os sindicatos no comunicado.

De acordo com os sindicatos, o Ministério da Saúde não remeteu à CNESE "nenhuma informação sobre as medidas conducentes ao pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas".

Também não apresentou qualquer orientação relativa à "justa contagem dos pontos para efeitos do descongelamento das progressões", no sentido de "contabilizar 1,5 pontos até 31 de Dezembro de 2014, de não relevar o reposicionamento nos 1.201 euros para efeitos de contabilização dos pontos, e "aplicar os mesmos critérios aos enfermeiros com contrato individual de trabalho".

Para a CNESE, a decisão e resolução sobre estas matérias é de "fundamental importância" já que tem implicações nas "transições de carreira", e, por isso, "imprescindível para o desenvolvimento do processo negocial".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela