Secções
Entrar

Centeno espera mensagem política clara de "Cimeira do Euro"

29 de junho de 2018 às 11:35

O ministro das Finanças português lembrou que o Eurogrupo tem trabalhado uma agenda "bastante cheia de propostas para a área do euro".

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse esperar uma mensagem "política clara" da "Cimeira do Euro", reconhecendo, no entanto, que o trabalho da reforma da área do euro não ficará completo esta sexta-feira.

1 de 3
Foto: Lusa
Mário Centeno
Mário Centeno

"Sabemos que o trabalho não vai ficar completo, vamos ter de continuar nesta agenda, e este trabalho de futuro, tal como foi feito até aqui, tem de ser desempenhado em cada um dos países, ao nível da área do euro, e mais alargado na União Europeia", admitiu à entrada para a "Cimeira do Euro", em Bruxelas.

O ministro das Finanças português lembrou que, nos últimos seis meses, o Eurogrupo tem trabalhado uma agenda "bastante cheia de propostas para a área do euro".

"Hoje é um dia importante. Vou apresentar essas propostas ao Conselho [Europeu] nas áreas relevantes para a tomada de decisão: uma é a União Bancária, outra o reforço do Mecanismo Europeu de Estabilidade [MEE] enquanto instrumento de combate às crises. São duas dimensões que tornarão a área do euro mais resiliente, se conseguirmos tomar medidas, e é esse o objectivo e o propósito desta reunião", esclareceu.

Mário Centeno garantiu que todos os países estão focados em debelar os chamados "legados da crise", nomeadamente em reduzir o crédito malparado, os elevados níveis de endividamento que ainda se fazem sentir nalguns países, ou o desemprego.

"Espero receber um mandato para podermos no Eurogrupo continuar esse trabalho, da continuação do reforço do MEE enquanto mecanismo de combate à crise, de termos um calendário de discussões políticas para estabelecer o seguro europeu de depósitos e a discussão em torno da área do euro. Estes temas são todos muito relevantes e espero que hoje consiga ter uma mensagem política clara de tomadas de decisão sobre estas matérias", concluiu.

Na "Cimeira do Euro" (no formato inclusivo, ou seja, a 27), que decorre esta manhã em Bruxelas, o presidente do Eurogrupo dará conta dos avanços nas discussões a 19 sobre o aprofundamento da União Económica e Monetária (UEM), mas previsivelmente não será ainda agora que serão tomadas grandes "decisões concretas" para a reforma da área do euro, o objectivo declarado em Março passado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela