Secções
Entrar

CDS quer MAI no Parlamento a explicar compra de meios aéreos

02 de junho de 2018 às 18:11

O partido reagiu à notícia divulgada este sábado, segundo a qual "os 28 helicópteros ligeiros que o governo contratou na semana passada por ajuste directo para combater os fogos de 2018 revelam-se um negócio custoso para o erário público".

O CDS vai requerer a ida do ministro da Administração Interna ao Parlamento para explicar o valor que o governo vai pagar pelos meios aéreos e "é o dobro da proposta inicial", afirmou o deputado Telmo Correia.

1 de 3
Foto: Lusa

O deputado reagiu desta forma à notícia divulgada este sábado peloExpresso, segundo a qual "os 28 helicópteros ligeiros que o governo contratou na semana passada por ajuste directo para combater os fogos de 2018 revelam-se um negócio custoso para o erário público".

"Os quatro contratos agora celebrados com quatro empresas ascendem a pouco mais de 11,5 milhões de euros, valor acima do montante que o Estado contava gastar na alocação daquelas aeronaves. No segundo concurso, o valor era de 15,7 milhões de euros (para 2018 e 2019). Dividindo por dois, obtém-se um valor de 7,85 milhões de euros por ano, o que torna os ajustes directos 47% mais caros", lê-se na notícia.

Para o deputado Telmo Correia, "o governo está a adquirir os meios por quase o dobro da previsão inicial do governo e vai ter de explicar isso no Parlamento".

Por esta razão, o CDS entregará na segunda-feira um requerimento a solicitar a ida do ministro da Administração Interna à comissão parlamentar para que este possa explicar "a forma negligente como o governo está a gerir esta matéria".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela