Secções
Entrar

"Avante!" aumenta espaço livre na festa para cumprir "distanciamento social"

04 de agosto de 2020 às 17:49

O recinto da festa do Avante!, entre 4 e 6 de setembro, no Seixal, vai ter mais 10 mil metros quadrados de espaço disponível.

O recinto da festa do Avante!, entre 4 e 6 de setembro, no Seixal, vai ter mais 10 mil metros quadrados de espaço disponível, para cumprir as regras de distanciamento social, anunciou hoje a organização.

Segundo a organização, o recinto da festa comunista aumentou em cerca de 10.000 metros quadrados, para 300 mil metros quadrados, correspondentes a 30 campos de futebol.

Também o palco principal, 25 de Abril, cresceu em 6.000 metros quadrados -- albergando assim "mais três a quatro mil pessoas" -, respeitando as regras de distanciamento social.

Um outro palco, que costumava ser coberto, o 1.ª de Maio, vai ficar este ano a descoberto, assim como o espaço de cinema e de teatro, ambos ao ar livre.

O PCP instituiu também a figura dos "assistentes de plateia" para apoiarem os espetadores e fazerem respeitar as regras das autoridades sanitárias e vai promover os pagamentos sem contacto com cartões de débito ou crédito, a fim de haver menos possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

Instalações sanitárias de maiores dimensões, com equipas de higienização, esplanadas mais amplas e também periodicamente desinfetadas e a colocação de pontos estratégicos com álcool-gel vão ser outras das medidas adotadas.

As normas de distanciamento social impedem este ano o habitual concerto de abertura de música clássica com orquestra ao vivo, na sexta-feira, e a tradicional corrida de atletismo, no domingo.

Quanto ao programa da festa, a responsável da comissão de espetáculos do evento político-cultural do PCP, Madalena Santos, disse que "foi particularmente diferente na sua forma de feitura".

"Desde logo, quando se começou a colocar esta questão da pandemia, a primeira questão que pensámos foi dar uma prioridade quase total - se não mesmo total -- à participação dos músicos portugueses", assumiu.

Madalena Santos sublinhou ainda o privilégio da música feita em Portugal por artistas estrangeiros e de expressão portuguesa, ou seja, dos países de Língua Portuguesa, aproveitando ainda para revelar que o artista Stereossauro vai ter como convidados Marisa Liz e Carlão, entre outros.

Xutos & Pontapés, Dino d'Santiago, Blasted, Lena d'Água, Mão Morta, Capicua, Dead Combo, Peste & Sida, Camané e Mário Laginha, Aldina Duarte, Marta Ren, entre muitos outros, são artistas com presença garantida, entre 4, 5 e 6 de setembro nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, na Amora, Seixal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela