Secções
Entrar

Ativistas do Climáximo detidas após atirarem tinta à escadaria do MAAT em Lisboa

Lusa 03 de dezembro de 2023 às 12:30

Coletivo esclarece que a ação teve por objetivo "denunciar a centralidade da empresa na economia fóssil portuguesa".

Ativistas do grupo Climáximo pintaram hoje a fachada do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, em protesto contra a atividade da EDP na crise climática e o uso da sua fundação para "lavar a imagem".

Segundo um comunicado do grupo ativista ambiental, duas pessoas terão sido detidas após escreverem na fachada e cobrirem de tinta vermelha a escadaria do MAAT.

Contactado pela Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP adiantou que a situação ainda está a ser analisada e que os jovens terão sido apenas identificados, aguardando se haverá queixa para formalizar as detenções.

Na comunicado, o grupo Climáximo acusa a EDP de ser um dos maiores importadores de combustíveis fósseis para produzir energia em Portugal e considera a elétrica "diretamente culpada pelas mortes e destruição que advêm da crise climática", condenando a população a "catástrofes a curto e longo prazo".

"Estão ativamente a lucrar com a crise climática e do custo de vida, enquanto lavam a sua imagem com instituições, como a fundação EDP, ou metas de descarbonização a décadas de distância. Sabemos que as crises que causaram estão presentes hoje e agora na vida das pessoas, por isso, não podemos consentir com a sua normalidade", referiu a porta-voz da ação de hoje, Ana Maria, citada no comunicado.

Para estes ativistas é necessária a criação de um "plano de paz", com vista a uma transição justa para os trabalhadores das indústrias poluentes e a garantia de direitos dos portugueses.

O grupo Climáximo relembra que este foi já o terceiro protesto numa semana - após as intervenções na Conferência da Eurogas, em 28 de novembro, e na Portugal Renewable Energy Summit, no dia 29 -, assinalando ainda a marcação, em conjunto com outras organizações, de uma manifestação para a resistência climática, no dia 09, às 14:00, no Saldanha (Lisboa).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela