Secções
Entrar

ASAE apreende em Pombal 50 mil ovos no valor de seis mil euros

15 de fevereiro de 2020 às 11:46

A ASAE detetou "irregularidades na rotulagem" sendo os ovos apresentados como "provenientes de galinhas criadas ao ar livre", quando eram "de galinhas criadas em gaiolas".

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu em Pombal cerca de 50 mil ovos no valor total de 6.056 euros, anunciou hoje aquele organismo.

ASAE, através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro, fez esta apreensão no âmbito de "uma operação de fiscalização dirigida a um centro de embalamento e de classificação de ovos", naquele município do distrito de Leiria.

Em comunicado, a ASAE informa que detetou "irregularidades na rotulagem" daqueles bens alimentares, apresentados como sendo "ovos provenientes de galinhas criadas ao ar livre", quando se tratava, afinal, de "ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas melhoradas".

"Foi ainda constatada a alteração da data de postura para aumento do período referente à (...) durabilidade dos ovos, tendo sido instaurado um processo-crime por fraude sobre mercadorias, em concurso com a infração de natureza contraordenacional de concorrência desleal", acrescenta.

Após perícia, foi ainda verificado "que o produto apresentava qualidade, frescura e valor inferior ao que se encontrava marcado no ovo, não podendo entrar no circuito comercial para consumo", segundo a nota.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela