Secções
Entrar

António Ventinhas reeleito presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

17 de março de 2018 às 20:15

A lista dirigida por António Ventinhas obteve 475 votos entre os 510 votantes, sendo ainda registados 34 votos brancos e 11 nulos.

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), António Ventinhas, foi reeleito este sábado para o cargo em eleições onde se apresentou com uma lista única, referiu à Lusa fonte da candidatura. Num total de 1.319 eleitores inscritos, a lista dirigida por António Ventinhas obteve 475 votos entre os 510 votantes, sendo ainda registados 34 votos brancos e 11 nulos.

1 de 5
Foto: D.R.
Foto: Mário Cruz/Lusa

António Ventinhas recandidatou-se ao cargo de presidente do SMMP encabeçando a lista única (A), que promete lutar pela autonomia financeira do MP e pelos direitos adquiridos daqueles profissionais da justiça.

A lista única tem ainda como candidatos à direção João Paulo Albuquerque para o cargo de secretário-geral e José Niza e Manuel Frederico Ferreira para vogais.

Do programa da lista A consta também a manutenção do princípio do paralelismo das magistraturas, que consagre um modelo atrativo de carreira, e, quanto à defesa de direitos adquiridos, o objetivo prende-se com a dignificação do estatuto socioeconómico e profissional dos procuradores, a par da promoção de uma carreira profissional baseada no mérito e na progressão.

Uma das propostas da lista única prende-se com a avaliação do impacto da informatização e desmaterialização dos processos na organização do MP e nas condições de trabalhos dos magistrados, denunciando a falta de condições funcionais ou materiais que existam.

Ajudar a melhorar a organização do MP, reduzir burocracias inúteis e manter contactos com o Ministério da Justiça, partidos políticos, grupos parlamentares e Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias, a que pretende transmitir os contributos do sindicato para a revisão do Estatuto do MP, são outras linhas de força do programa da lista A.

Ao nível da ação interna, a lista A critica a "ditadura dos números, a burocracia, o mau aproveitamento dos recursos humanos, os movimentos e colocação de magistrados sem critério e feitos à medida, o não reconhecimento do esforço, a distribuição desigual de trabalho e as ordens ilegais" da hierarquia do MP e do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela