António Costa assume funções de João Galamba
O primeiro-ministro vai assumir as funções de ministro das Infraestruturas. Frederico Francisco, anterior Secretário de Estado das Infraestruturas, passa a Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas
António Costa vai assumir as funções de João Galamba como ministro das Infraesturutras, refere umanota da Presidência da República.
A reorganização foi aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Frederico Francisco, anterior Secretário de Estado das Infraestruturas, é o novo Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, ficando na dependência do primeiro-ministro.
João Galamba demitiu-se esta segunda-feira, invocando a necessidade de "dar tranquilidade à família", mas assegurando que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício" das suas funções enquanto ministro. O primeiro-ministro e o Presidente da República aceitaram de imediato a exoneração de Galamba. Anteriormente, o ministro já tinha apresentado a sua demissão, após incidentes no Ministério das Infraestruturas envolvendo o seu gabinete, mas Costa não a tinha aceitado. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou publicamente a sua divergência em relação a essa decisão de António Costa, considerando que tinha custos para a autoridade do Governo e do Estado.
O ex-ministro das Infraestruturas escreveu em comunicado que "este pedido de demissão não constitui uma assunção de responsabilidades quanto ao que pertence à esfera da Justiça e com esta não se confunde".
O ex-ministro das Infraestruturas foi constituído arguido no âmbito da operação "Influencer", relacionada com negócios de exploração de lítio e hidrogénio e da criação do centro de dados de Sines, mas não foi por esta situação que apresentou a sua demissão.
Edições do Dia
Boas leituras!