Secções
Entrar

Alargado prazo para financiamento de obras em segundas habitações danificadas

03 de setembro de 2018 às 22:41

Além de ser alargado o prazo para o pedido de empréstimo são eliminadas algumas etapas do processo, for forma a "salvaguardar a celeridade da instrução dos processos".

O prazo para os pedidos de financiamento destinados a recuperar segundas habitações danificadas pelos incêndios do ano passado foi prolongado até 30 Novembro, de acordo com uma portaria esta segunda-feira publicada em Diário da República.

1 de 3
Monchique incêndios
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES
Monchique incêndios
Foto: LUSA / MIGUEL A. LOPES

Além de ser alargado o prazo para o pedido de empréstimo - que terminava em 30 de Setembro - são eliminadas algumas etapas do processo, for forma a "salvaguardar a celeridade da instrução dos processos", lê-se no documento.

O diploma vem alterar uma portaria de Junho, na qual se estabelecia o prazo em Setembro.

Assim, até ao final de Novembro, após recepção do parecer favorável da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, os municípios devem apresentar à Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) o pedido de empréstimo, acompanhado do respectivo parecer.

Nos termos da portaria, a DGAL tem cinco dias úteis para remeter o pedido de empréstimo apresentado e os respectivos documentos ao Fundo de Apoio Municipal (FAM).

O empréstimo tem um prazo máximo de duração de 20 anos e um período de carência de dois anos.

"A direcção executiva do FAM, no prazo máximo de cinco dias úteis após a recepção dos documentos, delibera acerca do pedido de empréstimo, procedendo à elaboração da minuta do contrato e remetendo-a ao município", lê-se na portaria.

O incêndio que deflagrou em 17 de Junho de 2017 em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que alastrou a concelhos vizinhos, fez 66 mortos e mais de 250 feridos, destruiu meio milhar de casas, quase 50 empresas, uma mancha florestal considerável e provocou danos elevados na agricultura.

Em Outubro seguinte, 49 pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas na sequência dos incêndios na região Centro, que também destruíram total ou parcialmente cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela