Secções
Entrar

Abramovich escondeu milhões em offshores antes da invasão da Ucrânia

SÁBADO 17 de maio de 2023 às 08:40

Reino Unido confirmou ocultação. Bilionário russo tem nacionalidade portuguesa desde abril de 2021.

Roman Abramovich, considerado o português mais rico do mundo, escondeu 760 milhões de libras (864 milhões de euros) emoffshores logo a seguir à invasão russa da Ucrânia. Segundo o jornalPúblico, o movimento deu-se antes de o bilionário ter sido sancionado pelo governo do Reino Unido e a ocultação foi confirmada através de uma circular do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Action Images via Reuters / John Sibley Livepic

Roman Abramovich nasceu na Rússia e é português desde abril de 2021, através da naturalização por ser descendente de judeus sefarditas. Porém, o processo de naturalização está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), sem resultados até ao momento. 

O processo foi rápido e, de acordo com o jornal, Roman Abramovich recebeu o passaporte em setembro de 2021, depois de ter recebido o cartão de cidadão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela