Profissionais de cuidados intensivos e paliativos estão exaustos
Estudo português mostra que as mais afectadas são as pessoas que trabalham nos cuidados intensivos
Três em cada 10 profissionais de saúde que trabalham em unidades de cuidados intensivos e paliativos encontram-se em exaustão emocional ou profissional, segundo um estudo português que avaliou 355 médicos e enfermeiros de 19 unidades.
Segundo o estudo, que vai ser apresentado na próxima semana nas Jornadas de Investigação em Cuidados Paliativos, a esmagadora maioria dos profissionais que se encontravam em burnout – exaustão – exerciam funções em unidades de cuidados intensivos.
Foram analisados profissionais de nove unidades de cuidados paliativos e de 10 unidades de cuidados intensivos e conclui-se que cerca de 30% estavam em exaustão. Do total dos que estavam em ‘burnout’, 86% exerciam funções em cuidados intensivos.
Edições do Dia
Boas leituras!