Secções
Entrar

Presidente da República manifesta pesar por morte de militar em Lamego

Lusa 27 de janeiro de 2026 às 12:45

Alferes de Infantaria morreu durante a frequência do Curso de Operações Especiais em Lamego, no distrito de Viseu.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou esta terça-feira pesar pela morte de um alferes de Infantaria durante a frequência do Curso de Operações Especiais em Lamego, no distrito de Viseu.
Marcelo RODRIGO ANTUNES/LUSA
Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado "acompanhou, desde o primeiro momento, o incidente, estando em contacto direto com o general chefe do Estado-Maior do Exército", Mendes Ferrão. "O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas manifesta o seu pesar pela morte do alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso que se encontrava a frequentar o Curso de Operações Especiais", lê-se na nota. Marcelo Rebelo de Sousa "apresenta as mais sentidas condolências aos familiares, amigos e camaradas e expressa a sua profunda solidariedade". O Exército anunciou hoje, em comunicado, que o alferes de Infantaria que estava desaparecido desde segunda-feira à noite na sequência de um incidente ocorrido durante a frequência do Curso de Operações Especiais, no rio Balsemão, em Lamego, foi encontrado morto.
No comunicado do Exército, refere-se que foi determinada "a abertura de um processo de averiguações para apurar todas as circunstâncias do ocorrido, em articulação com as autoridades competentes, tendo a Polícia Judiciária Militar (PJM) sido informada". Natural de Mafra, o alferes de Infantaria João Rafael Paulino dos Santos Cardoso estava a frequentar o Curso de Operações Especiais, no rio Balsemão, na região de Penude, concelho de Lamego, distrito de Viseu. "Foram ativados os mecanismos de apoio à família do militar, incluindo acompanhamento psicológico", acrescenta-se na nota do Exército, que "lamenta profundamente o sucedido". Fonte do Comando Sub-regional do Douro disse à agência Lusa que o alerta para o desaparecimento foi dado às 23:39 de segunda-feira, tendo as buscas decorrido durante toda a noite e início da manhã de hoje, dificultadas pela corrente "muito forte" da água do rio. A mesma fonte referiu que o corpo foi encontrado às 08:50 de hoje e que estavam no local 31 operacionais e onze viaturas dos bombeiros, da Proteção Civil Municipal e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima