Secções
Entrar

Covid-19: Presidente da AstraZeneca Portugal destaca “perfil de segurança” da vacina

Lusa 19 de março de 2021 às 19:29

Sérgio Alves realça que a segurança da vacina "foi a conclusão da revisão científica realizada pela Agência Europeia do Medicamento".

O presidente da AstraZeneca Portugal, Sérgio Alves, realçou hoje em comunicado que a empresa biofarmacêutica assegura o "perfil de segurança" da sua vacina contra a covid-19, que é apoiado em "evidências (provas) científicas robustas".

REUTERS/Benoit Tessier/File Photo

Segundo o responsável, "após os relatos recentes de eventos tromboembólicos, a AstraZeneca reafirma o perfil de segurança da sua vacina para a covid-19 com base em evidências (provas) científicas robustas", adiantando que "numa revisão cuidada de todos os dados de segurança disponíveis, referentes a mais de 17 milhões de pessoas vacinadas na União Europeia (UE) e no Reino Unido com a vacina covid-19 da AstraZeneca, não foi observado um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos" nos indivíduos vacinados.

"A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica que, desde sempre, desafiou os limites da ciência com o intuito de mudar a vida dos doentes através das suas terapêuticas inovadoras. Em abril de 2020, a AstraZeneca estabeleceu uma parceria com a Universidade de Oxford e assumiu, desde logo, o compromisso de distribuir a vacina sem lucro durante a pandemia para todo o mundo, nomeadamente aos países em desenvolvimento ao abrigo da parceria com a Covax", sublinhou.

O presidente da AstraZeneca Portugal vincou que a segurança da vacina "foi a conclusão da revisão científica realizada pela Agência Europeia do Medicamento", entidade que supervisiona e controla a segurança dos medicamentos na União Europeia, e que na quinta-feira "se pronunciou favoravelmente à continuação da vacinação da população" com a vacina covid-19 da AstraZeneca.

"Apenas os eventos raros tromboembólicos associados a trombocitopenia, necessitam de continuar a ser estudados pois não foi possível determinar a relação causal, merecendo assim análises futuras. Além disso, não houve evidência (prova) de problemas associados a lotes específicos da vacina ou a locais de fabrico", frisou.

"A segurança dos doentes é a nossa prioridade. A AstraZeneca monitoriza continuamente a segurança da sua vacina e de todos os seus medicamentos através de processos robustos de recolha, análise e notificação de eventos adversos, sendo os mesmos partilhados com autoridades reguladoras em todo o mundo", destacou Sérgio Alves.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela