Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
04 de agosto de 2023 às 08:00

Uma justiça séria e eficaz tem de ser tecnológica

Recentemente, visitei o Tribunal de Sintra para fazer uma tarefa pela última vez: levantar as gravações de um julgamento, munida de um CD-ROM. É uma tarefa que só pode ser encarada com humor.

QUEM PASSOU esta segunda-feira, 31 de julho, pelo Campus de Justiça, em Lisboa, encontrou um grupo de mais de 30 pessoas que aguardavam a leitura da decisão instrutória no processo BES/GES, marcada para as 14h. À porta do tribunal, encontravam-se, como de costume, alguns lesados e os seus familiares, ansiosos, desesperados, revoltados. A presença daquelas pessoas à porta do Tribunal confirma que o andamento deste processo é uma das poucas âncoras para a sua sanidade mental. Uma réstia de esperança de que se faça justiça e que os responsáveis paguem pelos danos que lhes foram injustamente provocados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.