Sábado – Pense por si

20 de novembro de 2013 às 13:31

Uma Gisele Bündchen com bigode?

“Paciência tem hora: se é para ser feliz, dá para ser agora?”, é a frase da semana do Tio Olavo

1) O que é que vê um país quando se olha ao espelho?No caso do Brasil, algo entre a Gisele Bündchen e o Tiririca. A imagem de um palhaço de seios fartos e belas medidas serve como metáfora para o actual momento do processo do Mensalão. Políticos e empresários foram presos. Tiveram antes direito a uma panóplia de recursos e a defesas milionárias. Condenados, terão as penas de prisão reduzidas em pouco tempo. Com um pouco de paciência, em uma década, no máximo, estarão outra vez a disputar eleições e a manobrar esquemas corruptos. Mesmo assim, a militância petista (uma parte considerável do país) considera tudo uma grande farsa e que o julgamento foi político. É a mesma que admira Cuba e achava o Chavez um grande líder. O que fica então é um retrato confuso. É difícil imaginar um bom futuro para um país liderado por gente com um raciocínio político tão tosco. Por outro lado, o petróleo jorra e as pessoas trabalham muito e pagam, directa ou indirectamente, uma das maiores cargas tributárias do planeta. Pode ser que dê certo, mas não servirá como modelo. A não ser que o mundo queira espelhar-se numa Gisele com bigodinho e sem dentes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.