Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
13 de março de 2024 às 23:00

Parlamento Europeu: uma guinada à (extrema) direita?

Numa altura em que a implementação do Pacto Verde Europeu é fundamental para o combate às alterações climáticas e que a crise migratória continua sem uma resposta humanitária robusta, esta viragem à direita radical pode comprometer muito do trabalho desenvolvido até aqui e colocar em crise os valores fundacionais da União Europeia.

SEJAMOS CLAROS: o Chega é um partido de extrema-direita. Não há vídeos no YouTube, tiktoks, “verdades” ditas, vontade de mudança ou promessas de moderação a breve trecho que mudem esta qualificação. Não é uma mera “etiqueta” – é uma identificação com substância. Se no plano da política nacional pode existir alguma dúvida – e estou a ser generosa –, basta olharmos para a família política do Chega no Parlamento Europeu (PE) para que a situação se torne cristalina.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.