Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
09 de fevereiro de 2017 às 08:00

Reguladores e regulados, são sempre estes os fados

O sistema financeiro está há muito refém de uma pequena elite, articulada por laços de confiança e cumplicidade. E pelos quais estão também já amarrados muitos outros, o que talvez explique a indiferença para com casos como o de Luís Costa Ferreira

O sector financeiro português tem problemas. O sector financeiro ameaça Portugal. O sector financeiro está em crise. O sector financeiro é o culpado de quase todos os males que aconteceram aos portugueses nos últimos anos. O sector financeiro mudou de regras. O sector financeiro dá sinais de estar a melhorar. O sector financeiro está estável. O sistema financeiro, o sistema financeiro... Governantes, deputados, reguladores e regulados, auditores, comentadores e advogados – não há quem não se tenha pronunciado sobre o sector financeiro. Ruído que contrasta com a indiferença com que, salvo raras e honrosas excepções, todos os citados convivem com a rotação em circuito fechado de altos responsáveis desse mesmo sistema financeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.