Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
06 de junho de 2017 às 07:00

Terrorismo e turismo

Depois do primeiro acto terrorista do século na Europa especificamente destinado a matar crianças, o que podemos fazer? Ninguém sabe

1. Depois do primeiro acto terrorista do século na Europa especificamente destinado a matar crianças, o que podemos fazer? Ninguém sabe. Mas sabe-se o que não podemos fazer: o inclassificável Trump a vender aos sauditas, esses broncos feudais e medievos, 110 mil milhões de motivos para sunitas e xiitas se matarem uns aos outros; a escalada no Ocidente do discurso anti-imigração, quando os bombistas são sempre habitantes naturais do país que pretendem desintegrar; a eterna passividade do islão moderado, que não consegue romper com o modelo integrista, herdado do século VII, que sustenta hoje a maioria das nações muçulmanas, assim perpetuando o ciclo de terror.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.