Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
27 de maio de 2016 às 08:00

Os burocratas que falam demais

Toda uma falange de burocratas europeus [diz] quase sempre o mesmo, com pequenas variações. O governo Passos seguia o caminho certo, fez as tais “reformas estruturais”, cujo conteúdo é sempre os cortes de salários, pensões, feriados, horários e “flexibilidade laboral”

Um dos responsáveis do BCE, Peter Praet, veio dar uma típica entrevista ao Público, mais uma na pressão europeia contra o governo Costa e saudosa do governo Passos Coelho. Nunca toda uma falange de burocratas europeus foi tão loquaz dentro desta linha de actuação e o que dizem é quase sempre o mesmo, com pequenas variações. O governo Passos seguia o caminho certo, fez as tais "reformas estruturais", cujo conteúdo é sempre os cortes de salários, pensões, feriados, horários, e "flexibilidade laboral". O governo Costa está a seguir um caminho "perigoso" ao "reverter" essas "reformas". Praet lembra que a "disciplina dos mercados está sempre presente", e a "disciplina" é a palmatória dos juros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.