Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
05 de fevereiro de 2025 às 07:00

O vídeo da agressão numa escola da Moita

À volta do agredido há vários dos seus colegas com a mesma idade que não mexem uma palha para o defender e ajudar, mesmo quando, a chorar, se levanta com dificuldade. Nada, nem um gesto.

Propus que o vídeo passasse no programa Princípio da Incerteza, porque tinha a certeza de que ele era um bom exemplo do mundo que aí vem. Tudo é mau no vídeo. Um adolescente muito jovem, autista, é agredido por um colega mais velho e, quando já está no chão, é pontapeado várias vezes com violência. Não é apenas uma agressão inicial, é uma agressão continuada quando o jovem já está derrubado e apenas faz gestos de defesa. Tudo mau, mas não muito diferente do que se vê às centenas nas redes sociais, em particular no X.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.