Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
17 de agosto de 2023 às 20:00

A caminho da estação pateta

Em plenas férias, o Presidente continua a emitir da praia críticas à governação, como quem respira. E nós devemos achar que tudo isto é normal.

A política e o interesse pela política são fundamentais na democracia. Mesmo que a política nacional esteja, como está neste momento, maçadora, cheia de lugares-comuns e desinteressante. Após o esmagamento comunicacional das JMJ, é natural que para muita gente haja uma espécie de síndroma de abstinência. Não há coisas bonitas, frases aspiracionais, imagens da força da vida da juventude, desinteresse pelos bens materiais e pelo conforto, por três dias, claro, e mesmo afirmações de fé religiosa numa sociedade cada vez mais laica, tudo para nos entreter e, na falta da excitação “positiva”, volta-se ao mesmo de sempre, aborrecido, aborrecido, aborrecido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.