Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
24 de novembro de 2019 às 17:00

Lutar lá fora?

Algumas dezenas de mortos e feridos depois da primeira missão, deve Portugal continuar a ter forças militares destacadas fora de fronteiras? Carne para canhão ou interesse nacional? Em termos mais demagógicos, a questão podia ser posta assim

18 de junho de 2017. Era domingo. No meio da tarde, no verde, espaçoso e aprazível hotel rústico (de classe) Le Campement. Fica em Dougourakoro, no Mali, espécie de oásis-refúgio de militares internacionais no país martirizado. Era dirigido por um francês emigrado há muito, que se queixava dos constantes avisos de ataque iminente, muitas vezes falsos ou contraditórios, que recebia por SMS.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Nuno Rogeiro 812

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.