Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
24 de julho de 2017 às 07:00

Cidade dos planetas

Na ronda pelos jornais, encontro o episódio da acusação, por parte do Ministério Público, de violência policial com motivações racistas

Na ronda pelos jornais, encontro o episódio da acusação, por parte do Ministério Público, de violência policial com motivações racistas. Leio, noDiário de Notícias, a entrevista a Celso Lopes e Flávio Almada, dois dos seis homens que apresentaram queixa-crime por tortura na esquadra de Alfragide. Sigo as suas palavras. Flávio diz a certa altura: "É preciso não esquecer que Portugal tem toda uma geração de origem africana, que nasceu cá e não tem nacionalidade portuguesa. E onde estão representados no parlamento, nas autarquias? Quando nem no discurso se é incluído, está tudo dito." O assunto passa da cruel violência para a marginalização antiga e evidente. Com pertinência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.