Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
16 de junho de 2023 às 08:00

Racistas, por um lado. Sem cultura de manifestação, por outro

A facilidade com que a opinião pública portuguesa reprimiu este cartaz por ser “violento” faria rir qualquer cidadão francês, para quem referências verbais e gráficas à decapitação de membros do Governo é uma forma ligeira de luta reivindicativa.

NA ÚLTIMA SEMANA, tem-se discutido o cartaz em que António Costa figura com nariz de porco, lábios exageradamente grandes e dois lápis espetados um em cada olho, qualificado pelo próprio como racista. O debate tem tido duas dimensões: a da avaliação do racismo, por um lado, e da ética da manifestação, por outro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.