Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
25 de setembro de 2024 às 23:00

Ninguém quer debater

Vivemos uma vida virtual em que toda a gente concorda connosco e uma vida offline em que temos de conviver com quem discorda de nós. Pouco a pouco, as redes sociais convencem-nos de que o “outro” é o inimigo que quer destruir tudo aquilo que amamos e em que acreditamos.

MUITO SE REFLETE sobre o mundo “polarizado” em que hoje vivemos. Esta é uma das palavras que, a par de “debate”, tem vindo a ter o seu significado sistematicamente desvirtuado. “Polarização” significa somente a “concentração de energias ou de ideias num ponto ou num polo que se opõe a outro ou outros”, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Em política, a polarização não só é inevitável, como é saudável que ocorra. A expressão de ideias opostas é um dos pilares dos regimes democráticos modernos. Os seres humanos têm tendência natural para discordar uns dos outros e a polarização palpável é apenas um sintoma de uma sociedade democrática e aberta onde essa expressão é possível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.