Sábado – Pense por si

Germano Almeida
Germano Almeida
16 de abril de 2025 às 23:00

Sim, o horror em Sumy é a imagem da invasão russa

O horror em Sumy voltou a lembrar-nos o que é a invasão russa da Ucrânia, há mais de três anos. Está cada vez mais difícil manter o foco na questão mais relevante de todas, quando, em Washington, há um Presidente que soma disparates e garante a atenção mundial pela promoção da confusão.

Trinta e quatro mortos civis, dois deles crianças. Vou escrever outra vez: 34 mortos civis, dois deles crianças. Que o ataque de mísseis russos, ocorrido no centro de Sumy, na manhã de domingo passado, nos faça lembrar o que é a invasão russa da Ucrânia, há três anos e dois meses.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro