Sábado – Pense por si

Fernando Esteves
Fernando Esteves Editor da SÁBADO
09 de março de 2016 às 16:29

A grande mentira de Cavaco Silva

Apaixonado por si mesmo, Cavaco não hesitou em edificar a sua persona pública à conta de uma narrativa que descredibilizou a classe política

Os políticos mentem e daí não vem mal ao mundo. Platão comparava a mentira na esfera política à ocultação da verdade por que os médicos tantas vezes optam para evitar o pânico dos seus pacientes em fases prematuras de uma qualquer doença. Cinco séculos depois, Maquiavel foi ainda mais longe, ao demonizar a ética enquanto referência central no processo de decisão. E não, o florentino não era uma besta ululante; era um estudioso da natureza humana, um céptico feroz cujo pensamento desaguou na escolha da amoralidade como método de excelência para defender o interesse público.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.