Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
15 de junho de 2014 às 16:53

Vistos 'gold' para o pântano

Os políticos continuam a invocar o interesse geral para justificar todos os alçapões possíveis e imaginários para distribuir dinheiro entre uns poucos, diz Eduardo Dâmaso

As últimas duas décadas do século XX adensaram até ao insuportável a dependência dos partidos de poder das ligações que mantinham com os empreiteiros. Ligações perigosas com as autarquias e com os governos, por via de opções políticas justificadas com atrasos que vinham da ditadura. Era a falta de uma auto-estrada entre Lisboa e Porto, de uma nova travessia sobre o Tejo, dos itinerários que rompiam para o interior e de obras simbólicas que permitissem gerir os ciclos políticos com vantagem. Fizeram-se mais de 9 mil quilómetros de betão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.