Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
18 de maio de 2014 às 17:48

A mulher como objecto do dote

O femicídio, entendido como um crime praticado contra a mulher por ser… mulher, é hoje uma nova fronteira do direito penal

O crime de violência doméstica é público desde 2000. Já não depende de queixa e a acção penal é obrigatória. Mesmo assim, é um conceito criminal e sociológico demasiado amplo para definir a violência contra as mulheres e, por isso, começa a emergir uma nova doutrina. O femicídio, entendido como um crime praticado contra a mulher por ser… mulher, é hoje uma nova fronteira do direito penal. Professores de Direito, aplicadores da lei, técnicos sociais, alimentam uma forte discussão sobre o que é o femicídio e, sobretudo, como autonomizá-lo enquanto crime. Começaram com as mortes em Ciudad Juarez, no México, mas estão muito para lá desse momento inicial. Basta ver o que está a acontecer hoje na Nigéria com as meninas raptadas e submetidas a uma ignóbil traficância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.