Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
21 de agosto de 2024 às 18:00

Uma corrida de uma democracia saudável

A Convenção Democrata de Chicago poderá ser o ponto alto da onda azul que tem varrido a política americana nas últimas semanas e que equilibrou as contas da votação. Resta saber se esse élan perdurará, sobretudo a partir de setembro quando os eleitores voltarem de férias e começarem a prestar atenção à campanha.

Há pouco mais de um mês, após a tentativa de assassinato falhada contra Donald Trump, tudo indicava que o ex-Presidente iria regressar à Casa Branca, derrotando um fragilizado Joe Biden. A imagem de força transmitida por Trump após o atentado, o desfilar de apoios na Convenção Nacional Republicana que se seguiu e a incapacidade de os democratas recuperarem a desvantagem tinham tornado, aos olhos da opinião pública e publicada, a eleição uma mera formalidade. Era ponto quase assente que, em novembro, Trump poderia dirigir-se a Biden com um sonoro "you’re fired".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.