Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
22 de dezembro de 2025 às 23:00

O que gostei de ler este ano

O poder das fronteiras na Europa, um clássico sobre os alemães, um exposé sobre jogo online, os bastidores do Chega - e os do circuito profissional de ténis

No verão dei por mim sentado com a minha filha mais velha na esplanada do restaurante Waldheim, com vista para o Reno. Onde estávamos? O meu lado da mesa ficava em solo alemão, mas o dela estava na Suíça. Uma linha tracejada, pintada no chão, partia a esplanada a meio. O restaurante fica em Büsigen am Hochrein, um enclave alemão na Suíça, próximo da fronteira, onde as pessoas usam o franco suíço, pagam impostos alemães e vivem em casas com dois códigos postais – uma chatice para os locais, mas um paraíso para pessoas (como eu) que vibram com o poder e o simbolismo de uma fronteira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.