Sábado – Pense por si

Sofia V. Martins
Sofia V. Martins Terapeuta e Coach
03 de novembro de 2016 às 14:05

Quando a procura da felicidade nos esgota

Conta a lenda que um jovem foi ter com um velho sábio ao seu palácio para que ele lhe revelasse qual o segredo da felicidade

Conta a lenda que um jovem foi ter com um velho sábio ao seu palácio para que ele lhe revelasse qual o segredo da felicidade. O sábio respondeu-lhe: "Antes de te dar essa resposta, quero propor-te um desafio. Que percorras todo o meu palácio com esta colher de chá com duas gotas de óleo. Quando voltares à minha presença, não deverás ter derramado uma só gota. Aceitas o desafio?". O jovem aceitou e lá foi ele. Voltou daí a uma hora à presença do sábio, com as duas gotas intactas, cheio de orgulho. Perguntou-lhe então o sábio: "Viste as maravilhas do meu palácio? Os quadros? As esculturas?". "Não", respondeu envergonhado o rapaz. "Estava concentrado em não derramar o óleo." "Então volta a fazer o mesmo caminho, mas desta vez observa tudo. E não te esqueças da colher." O rapaz obedeceu e daí a uma hora estava de novo na presença do sábio. Vinha deslumbrado, com os olhos brilhantes de alegria: "Vi tudo, mestre! Que palácio lindo!", "E o óleo?", inquiriu o sábio, sorrindo. O rapaz olhou desconsolado para a colher, totalmente vazia. "Esse é o segredo da felicidade", disse então o sábio. "Apreciar as maravilhas do mundo, sem nunca esquecermos as duas gotas de óleo na colher".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.