Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
26 de novembro de 2024 às 07:23

O insustentável email que, afinal, deveria ser uma reunião

A geração Z é conhecida por ser temperamental, irresponsável e arrogante. Talvez tenha razões para isso, pela forma disruptiva como encara o conceito de trabalho, abraça o facto de que este é apenas uma parte da sua vida, e enfrenta o mundo com uma autenticidade que nunca antes conhecemos.

Em contexto profissional há vários ódios de estimação. Destacam-se o email e a reunião. São muitos os perfis-paródia nas redes sociais digitais brincando com o excesso de mensagem de correio electrónico e as reuniões que, em Portugal, se assumem como o síndroma da reunite. Todos sabemos de que falamos e o que sobra em mensagens agrupadas, falta em capacidade para gerir o thread dessas mesmas mensagens. Perde-se de tudo, até a paciência. Talvez por isso, as novas gerações optem por comunicar através de mensagens instantâneas, tornando o caos ainda mais caótico porque quando se trata de mensagens em catadupa, nenhum formato ajuda. Tudo se torna complexo, complicado e muito aborrecido. Talvez descomplicar? As gerações mais novas fazem questão de o provar, desburocratizando e aligeirando a comunicação. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.