Eleições no plural
Árabes israelitas são os árabes e os seus descendentes que permaneceram nas fronteiras de Israel após 1948. Têm cidadania israelita plena, direito de voto e os seus próprios partidos políticos com representação parlamentar.
A essência de uma democracia não é medida pela ausência de tensões, mas pela igualdade de direitos no momento mais sagrado de uma nação: o voto. Nas recentes eleições legislativas, o estado de Israel testemunhou um acontecimento histórico e incontestável. A minoria árabe-israelita, que representa cerca de 20% da população do país, teve uma participação recorde estimada em 80% e conquistou um número inédito de 19 assentos no Knesset.
Este resultado da rotina democrática é uma resposta bofetada directa a quem simplifica a complexa realidade do Médio Oriente e analisa-a através da janela fechada; veem árabes no parlamento israelita para a fotografia. Burros com microfone e caneta. Ao contrário do cenário regional marcado por regimes autoritários e ausência de liberdades civis, os cidadãos árabes israelitas exerceram plenamente os seus direitos políticos. A maravilha maravilhosa só é possível, apenas possível e unicamente possível porque Israel é uma democracia real, e essa verdade faz traumatismo aos crânios que se julgam entendidos na matéria, aliás, em variadíssimas matérias, e entendem zero do nervo que importa. Sem exceções, com guerra ou sem guerra, com Benjamin Netanyahu ou Gadi Eisenkot, direita, esquerda, religioso e laico, o sistema democrático israelita mantém as portas abertas a todos os seus cidadãos, e pauta-selogicamente na inexistência de distinção de etnia ou confissão religiosa. Permitir que uma minoria política — que muitas vezes aplaude, e com as duas mãos, acções contra a segurança do estado, — vote livremente, se organize em partidos e eleja uma bancada histórica, é a maior prova de resiliência das instituições de Israel. Numa altura em que a desinformação canibal tenta manchar a imagem do país, a realidade das urnas impõe-se: em Israel, desde as primeiras eleições oficiais, 25 de janeiro de 1949, o poder do voto pertence ao povo — a todo ele.
Nunca é pouco avivar a memória dos amnésicos a Declaração de Independência de Israel, em maio de 1948, estabeleceu a igualdade de direitos sociais e políticos para todos os seus cidadãos, independentemente de religião ou etnia. Só poderia ser assim. Com base nesse ouro, as primeiras eleições para a Assembleia Constituinte (que depois se tornaria a Knesset, o parlamento israelita) foram conduzidas sob sufrágio universal.
Árabes israelitas são os árabes e os seus descendentes que permaneceram nas fronteiras de Israel após 1948. Têm cidadania israelita plena, direito de voto e os seus próprios partidos políticos com representação parlamentar.
Os Palestinianos dos Territórios Palestinianos (Cisjordânia e Faixa de Gaza), não são israelitas e não votam nas eleições de Israel. Dobram o boletim para a Autoridade Palestiniana. A última vez, na chamada eleitoral para as Presidenciais, em janeiro de 2005, Mahmoud Abbas foi eleito para um mandato de quatro anos. Desde então, goodbye Maria Ivone. Fácil a conta, Abbas permanece no poder há 21 anos. Há duas décadas que o povo não escolhe nenhum presidente.
Nas eleições legislativas, também em Janeiro, do ano seguinte, em 2006, a contagem deu a vitória ao Hamas, e nunca mais a vontade popular, que já era minúscula ou quase nula, existiu, sequer, na sombra.
Eleições no plural
Árabes israelitas são os árabes e os seus descendentes que permaneceram nas fronteiras de Israel após 1948. Têm cidadania israelita plena, direito de voto e os seus próprios partidos políticos com representação parlamentar.
Sobras de Sobral
É irónico, profundamente irónico, que um artista que se apresenta preocupado com os males do mundo, use e abuse do palanque público para classificar intelectualmente inferiores pessoas que se apresentem pró-Israel.
Peso da pena máxima
Quando o Estado erra na aplicação técnica do seu método mais sofisticado, a execução distancia-se de um acto de justiça e aproxima-se da tortura médica exposta. Isolar um indivíduo para administrar substâncias químicas que partem o corpo a conta-gotas destitui o processo da dignidade que a lei constitucional norte-americana teoricamente ampara, através da proibição de castigos cruéis.
A Caça às Bruxas de Rui Rocha
Esmurrar a honra de um ministro baseado nas filiações associativas, religiosas, desportistas, fraternais, as que forem, convoca os terríveis espasmos de caça ideológica do felizmente falecido Estado Novo.
Cuba Libre sem liberdade: a viagem de parabéns à ditadura
Paulinho, cada vez que elevar Castro e castristas, ri-se do mar das Caraíbas, tingido de vermelho e do sangue dos camaradas que não quiserem ser camaradas.