Sábado – Pense por si

Miriam Assor
Miriam Assor
04 de outubro de 2026 às 08:00

Peso da pena máxima

Capa da Sábado Edição 29 de setembro a 5 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 29 de setembro a 5 de outubro

Quando o Estado erra na aplicação técnica do seu método mais sofisticado, a execução distancia-se de um acto de justiça e aproxima-se da tortura médica exposta. Isolar um indivíduo para administrar substâncias químicas que partem o corpo a conta-gotas destitui o processo da dignidade que a lei constitucional norte-americana teoricamente ampara, através da proibição de castigos cruéis.

Uma pessoa é morta pelo Estado como punição por um crime cometido. Não há palavras mel. Mata-se e é-se morto. Logicamente, nas democracias a pena de morte é residual, pública e altamente regulada, nas ditaduras é ferramenta de repressão política e controlo social.

Em Tennessee, lá na América do Norte, Christa Pike, condenada à pena suprema pelo homicídio de Colleen Slemmer, de 19 anos, ocorrido em 1995, esteve três décadas na death row. A hora, a sua, chegou, aliás parecia ter chegado, não obstante, os muitos recursos que o seu advogado interpôs. Inclusive, no dia que seria o último de Christa Pike, a defesa ainda tentou reverter a sentença numa batalha judicial de última hora, vencida pela Suprema Corte dos Estados Unidos que autorizou que as injeções letais fossem aplicadas.

Na sala de execução da Penitenciária de Segurança Máxima de Riverbend, em Nashville, Christa Pike sobreviveu a duas doses consecutivas de pentobarbital, um potente fármaco da classe dos barbitúricos que actua  como um depressor do sistema nervoso central. Uma bomba de neutrões administrada às 19h27 de quarta-feira 30 de Setembro não surtiu efeito. A condenada mantinha-se viva. A segunda tentativa entrou-lhe na circulação sanguínea às 20h26. A morte não apareceu. Respirava e ressonava ruidosamente Christa Pike. Por volta das 20h53 o procedimento teve que ser suspenso por ordem judicial e, uma mulher, que até há minutos, merecia o fim da existência, acabou por ser submetida a manobras de reanimação e transportada para um hospital público.

O protocolo de execuções em Tennessee prevê um conjunto secundário de seringas com as substâncias mortíferas, no caso de o condenado não morrer no decorrer da primeira tentativa. Contudo, não especifica o que acontece se os sinais vitais continuarem a funcionar, mesmo depois da segunda porção ministrada.

A morte humanizada é ilusão. A injeção letal apareceu como uma alternativa científica e indolor à cadeira eléctrica ou à corda a travar garganta. Essa narrativa colapsa-se rapidamente. Que se veja o sofrimento de Pike, ao relatar que o seu braço parecia que iria rebentar, antes de perder parcialmente a consciência sem que o coração ficasse silenciado.

Quando o Estado erra na aplicação técnica do seu método mais sofisticado a execução distancia-se de um acto de justiça e aproxima-se da tortura médica exposta. Isolar um indivíduo para administrar substâncias químicas que partem o corpo a conta-gotas destitui o processo da dignidade que a lei constitucional norte-americana teoricamente ampara, através da proibição de castigos cruéis.

Apesar de a prática da pena de morte operar sob a premissa de um veredicto absoluto, as engrenagens da justiça são feitas por humanos, sujeitas a falhas, preconceitos e mutações institucionais. Executar alguém com base num sistema inerentemente imperfeito significa aceitar o risco estatístico do erro irreversível.

O maior questionamento que o caso levanta não reside na inocência ou na culpa da reclusa, mas no papel que o Estado escolhe desempenhar. Quando um governo falha em matar alguém e precisa levar o condenado às pressas para uma unidade de saúde para salvá-lo, o absurdo burocrático atinge o seu ápice. O mesmo sistema que destina recursos públicos para acabar com uma vida mobiliza a medicina para estabilizá-la, traduz uma contradição ética imensa.

A justiça criminal precisa de se focar na proteção da sociedade, na responsabilização e, idealmente, na reabilitação. Transformar o castigo num espetáculo técnico de sobrevivência e agonia desfigura o propósito restaurativo do direito.

O caso de Christa Pike é um lembrete desconfortável: a pena capital imortaliza um ciclo de violência institucional se máscara de sobriedade clínica. Sobreviver ao protocolo letal expõe as fissuras de uma punição que não oferece espaço para a redenção, nem garante a infalibilidade da justiça, deixando-nos com a incómoda certeza de que o castigo de morte diz muito mais sobre o Estado que o aplica do que sobre o criminoso que o recebe.

Mais crónicas do autor
04 de outubro de 2026 às 08:00

Peso da pena máxima

Quando o Estado erra na aplicação técnica do seu método mais sofisticado, a execução distancia-se de um acto de justiça e aproxima-se da tortura médica exposta. Isolar um indivíduo para administrar substâncias químicas que partem o corpo a conta-gotas destitui o processo da dignidade que a lei constitucional norte-americana teoricamente ampara, através da proibição de castigos cruéis.

18 de setembro de 2026 às 13:23

A Caça às Bruxas de Rui Rocha

Esmurrar a honra de um ministro baseado nas filiações associativas, religiosas, desportistas, fraternais, as que forem, convoca os terríveis espasmos de caça ideológica do felizmente falecido Estado Novo.

22 de agosto de 2026 às 08:00

Cuba Libre sem liberdade: a viagem de parabéns à ditadura

Paulinho, cada vez que elevar Castro e castristas, ri-se do mar das Caraíbas, tingido de vermelho e do sangue dos camaradas que não quiserem ser camaradas.

01 de agosto de 2026 às 15:45

Polémica influencida

Há famosíssimo (?) que aproveita a nega que deu para agora abrir o altifalante. Não foi, não foi. A sua tanta falta sentiu-se como um bikini na Sibéria.

16 de julho de 2026 às 18:25

Do tanque à piscina; o naufrágio ético

O ministro da Administração Interna meteu água e sofre de um defeito terrível, que pode ser letal para quem não anda na vida pública e na política de trotineta: insensatez.

Mostrar mais crónicas