Sábado – Pense por si

Gonçalo Saraiva Matias
Gonçalo Saraiva Matias Director Adjunto da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa
07 de setembro de 2016 às 09:31

O TTIP morreu?

Nos últimos dias a imprensa internacional tem declarado a morte do TTIP. Primeiro foram as declarações do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, que sustentou o insucesso das negociações

Nos últimos dias a imprensa internacional tem declarado a morte do TTIP (o Transatlantic Trade and Investment Partnership – uma proposta de tratado internacional entre a União Europeia e os Estados Unidos da América para o estabelecimento de um acordo de comércio livre). Primeiro foram as declarações do vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, que sustentou o insucesso das negociações. Depois foram membros do Governo Francês e o próprio Presidente François Hollande a reconhecer o impasse das negociações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.