Sábado – Pense por si

Francisca Magalhães Barros
Francisca Magalhães Barros
01 de agosto de 2019 às 12:59

Efeito Clara

Um exemplo para todas as mulheres! Foi com tristeza que soube da saída da juíza do Tribunal Constitucional, Clara Sottomayor.

Um exemplo para todas as mulheres! Foi com tristeza que soube da saída da juíza do Tribunal Constitucional, Clara Sottomayor. Tem sido uma acérrima defensora dos direitos essenciais das mulheres e crianças e deveria ser um exemplo para os seus "pares". O problema é que existem poucos pares que se assemelham na magistratura portuguesa! E a sua saída talvez seja o seu espelho mais fidedigno! Terá sido essa sua noção de honra e de independência que levou a magistrada a apresentar a renúncia, a primeira da história daquele órgão judicial criado pela revisão constitucional de 1982 e em funcionamento desde 1983. "Não posso ser relatora de um acórdão escrito por outros e ao qual foi retirado tudo o que era meu". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.