Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
13 de outubro de 2024 às 10:10

Sistema judiciário. Cada macaco no seu galho (Parte II)

As desastrosas e muito graves falhas do sistema judiciário e do sistema judicial que está no seu centro, também têm a ver com o olímpico desprezo que é dedicado a duas disciplinas fundamentais: a Filosofia e a História.

Para começo de conversa, clarifico que, por razões familiares (o festejo de um aniversário), o presente texto está a ser escrito sem que eu tenha escutado o discurso de tomada de posse do novo PGR Amadeu Guerra, a quem desejo as maiores felicidades no exercício deste seu novo cargo agora por nomeação política - porque este é mesmo um cargo de nomeação política e por isso o novo PGR não está sujeito ao limite de idade (70 anos) definido quer para os juízes quer para os funcionários públicos, grupo no qual se incluem os procuradores, que constituem um corpo especial de servidores do Estado (os juízes são representantes do Povo em nome do qual administram a justiça - confesso que gosto mais da palavra "Comunidade", mas "Povo" é a terminologia usada na Constituição da República, motivo pelo qual aqui a uso). 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.