Sábado – Pense por si

David Erlich
David Erlich Professor
06 de março de 2024 às 07:32

Professor precário: espécie em vias de extinção

Com a vinculação dinâmica, iniciou-se a extinção do professor precário. Este é um desaparecimento essencial para que a própria figura do professor não se extinga, isto é, para que a profissão seja atrativa, uma das metas em que todos os programas eleitorais convergem.

Como os leitores mais assíduos desta crónica já se terão apercebido, sou professor de Filosofia, mas tenho um certo gosto por pesquisas que refutem ou corroborem as minhas teses. Talvez o uso da conjunção adversativa seja precipitado – afinal de contas, a reflexão, não se subsumindo no real, deve ainda assim ancorar-se naquilo que dele se manifesta. E é precisamente uma parte da realidade o que se desoculta nas estatísticas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.