Sábado – Pense por si

Carlos Neto
Carlos Neto Professor Catedrático (Aposentado e Jubilado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa - FMH-UL)
24 de maio de 2024 às 07:00

Não proíbam as crianças de trepar as árvores

Experiências de confronto com o risco físico em contato com a natureza são cada vez mais restritas, devido ao excessivo medo e controlo parental e escolar. As árvores, são parceiros favoritos das crianças e deveriam ser também de todos os cidadãos.

Passaram já alguns dias em que recebi uma mensagem de uma mãe com um filho no final do 1º ciclo de escolaridade numa escola na periferia de Lisboa e a propósito da reversão da decisão da direção da escola em passar a proibir os seus alunos de poderem trepar as árvores existentes na escola. Esta medida passará a constar no regulamento interno da instituição, podendo ser atribuída falta disciplinar aos alunos que possam não respeitar esta regra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.