Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
11 de dezembro de 2024 às 18:00

Os feitos de Vasco da Gama

Nos 500 anos da morte de Vasco da Gama, fomos perceber melhor quem foi o importante navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia. E ainda: as histórias de bastidores do Tribunal dos Poderosos; quer ter um porco como animal de estimação?

Autor de romances históricos sobre as figuras mais marcantes da História de Portugal, João Morgado encontrou-se com a editora Vanda Marques para falar de Vasco da Gama, numa altura em que se vão assinalar os 500 anos da morte do navegador – a 24 de dezembro de 1524. O escritor defende que a ideia de heróis perfeitos devia ser alterada e que devíamos conhecer estas personagens em todas as suas dimensões. "Quando falo dos defeitos, é no sentido de humanizar e perceber que foram homens como nós, que conseguiram grandes feitos. Não é denegrir a história de Portugal", nota. Estudado por vários especialistas (o investigador americano David L. Mearns analisou um dos navios da armada da segunda viagem à Índia, em 1502, que afundou ao largo de Omã), Vasco da Gama "deve ser recordado como o homem que abriu o mundo para além da Europa".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.