Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
11 de dezembro de 2024 às 18:00

Os feitos de Vasco da Gama

Nos 500 anos da morte de Vasco da Gama, fomos perceber melhor quem foi o importante navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia. E ainda: as histórias de bastidores do Tribunal dos Poderosos; quer ter um porco como animal de estimação?

Autor de romances históricos sobre as figuras mais marcantes da História de Portugal, João Morgado encontrou-se com a editora Vanda Marques para falar de Vasco da Gama, numa altura em que se vão assinalar os 500 anos da morte do navegador – a 24 de dezembro de 1524. O escritor defende que a ideia de heróis perfeitos devia ser alterada e que devíamos conhecer estas personagens em todas as suas dimensões. "Quando falo dos defeitos, é no sentido de humanizar e perceber que foram homens como nós, que conseguiram grandes feitos. Não é denegrir a história de Portugal", nota. Estudado por vários especialistas (o investigador americano David L. Mearns analisou um dos navios da armada da segunda viagem à Índia, em 1502, que afundou ao largo de Omã), Vasco da Gama "deve ser recordado como o homem que abriu o mundo para além da Europa".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.